Um dos seis projetos dos novos Centros de Educação Infantil (CEIs) previstos para Joinville precisou passar por adequações para continuar na lista de obras previstas no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). O local da creche que seria no bairro Morro do Meio foi mudado por medidas ambientais – era ao lado de um riacho.
Agora, começa uma maratona para conseguir outro terreno no mesmo bairro para receber a obra. Uma das alternativas levantadas pela Secretaria da Educação é utilizar o espaço da associação de moradores do bairro, onde também será construído um posto de saúde. A secretaria descarta qualquer possibilidade de levar a escola para outro bairro.
Outros cinco terrenos também serão analisados. Não há prazo definido para a escolha do lugar. Nos outros bairros, os projetos não tiveram problemas. A expectativa do secretário da Educação, Marcos Aurélio Fernandes, é de que os recursos comecem a ser liberados no próximo mês. Só com o repasse dos valores é que poderá ser aberta a licitação. O prazo para construção das seis unidades é de pelo menos 12 meses.
Os projetos para os CEIs foram aprovados em edital do PAC 2, no ano passado, e devem receber investimento de R$ 8,76 milhões do governo federal. Depois de prontos, haverá 1,8 mil novas vagas na educação infantil. Como cada obra será tocada de forma independente, a mudança num dos projetos, segundo a secretaria, não irá prejudicar o andamento das outras obras.
Como é um padrão federal, os novos CEIs terão uma cara diferente. As unidades serão maiores e deverão atender cerca de 300 crianças cada. Além da estrutura básica, os alunos terão direito a um laboratório de informática.
Em Joinville, serão quatro do tipo B, um modelo próprio (ainda em aprovação) e um ainda não definido, no Morro do Meio. As escolas do tipo B terão brinquedos de playground todos de ferro, diferentes dos usados hoje na rede municipal, que são de madeira. As meninas ganharão ainda uma casinha de bonecas para as brincadeiras diárias.
Já na sala de aula, haverá mesas e cadeiras diferenciadas para cada faixa etária e os quadros serão brancos com uso de pincel atômico, em vez do costumeiro giz.
A NOTÍCIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário